Saiba como armazenar seus óleos essenciais

02 de Junho de 2020
Saiba como armazenar seus óleos essenciais

O armazenamento adequado de óleo essencial pode proteger e prolongar a vida útil de seus óleos. O tipo de vidro em que seus óleos são armazenados, a temperatura em que são armazenados e o sol em seus frascos de óleo essencial podem afetar sua qualidade.


Óleos essenciais tem validade?


A resposta é sim, todos os óleos essenciais expiram e se tornam inseguros de usar, portanto, o armazenamento correto e o manuseio adequado são necessários para manter e prolongar a vida útil dos seus óleos. A qualidade de um óleo começa a diminuir progressivamente com o processo de oxidação, o que faz com que percam seus aromas (em alguns casos) e seus benefícios nutricionais.


Nem todos os óleos essenciais se degradam no mesmo tempo, por exemplo, os óleos essenciais cítricos costumam oxidar mais rapidamente do que os outros óleos. Eles tem validade normalmente de até 1,5 anos, dependendo do óleo.


Óleos com aromas mais terrosos ou amadeirados, como Patchouli e Sândalo, tendem a cheirar ainda melhor com maturidade, demorando muito mais tempo para começar a enfraquecer em potência e aroma. Portanto, a vida útil de um óleo pode variar bastante, dependendo da qualidade do óleo em si (local, colheita, manuseio, processo de obtenção) e de como foi utilizado, guardado e armazenado. Note que esses óleos essenciais oxidam e estão sujeitos a perder seu valor terapêutico mesmo com o aroma ainda agradável.


Como armazenar óleos essenciais para maximizar sua vida útil?


Para evitar a deterioração e proteger seu investimento e as propriedades aromáticas e terapêuticas dos seus óleos essenciais, guarde-os da seguinte forma:


- frascos de cor âmbar ou azul cobalto: Vidro escuro como âmbar ou cobalto ajuda a evitar a deterioração pela luz solar. É melhor não armazenar óleos essenciais em garrafas de vidro transparente. Garrafas de vidro transparente não são prejudiciais aos óleos essenciais, mas o vidro transparente não protege os óleos da luz solar prejudicial. O frasco âmbar e azul protegem, mas deve-se evitar deixá-los ao sol mesmo nestes frascos.


- Não use frascos de plástico e evite comprar de fornecedores que entregam em frascos de plástico. O óleo pode absorver um pouco do plástico se armazenado nele por muito tempo.


- Evitar calor extremo, prefira locais frescos. Dependendo de onde você mora, você pode guardar óleos essencias na geladeira. Procure colocá-los dentro de uma caixa para não deixar sua geladeira com aroma dos óleos.


- Prefira locais escuros, como armários ou uma caixa de madeira.


Evite comprar ou armazenar óleos essenciais com conta-gotas com bulbo de borracha incorporado na sua tampa de rosca. Os conta-gotas com bulbos de borracha não devem ser mantidos com o frasco de óleo essencial, pois o óleo altamente concentrado pode dissolver a borracha e danificar seu óleo. Diferente dos óleos vegetais e fixos que não tem esse problema e normalmente podem ser armazenados e vendidos com conta-gotas de borracha com cânula de vidro.


Se desejar conhecer os produtos da Lakos, navegue nesse site!