O que são notas olfativas e como reconhecê-las

28 de Janeiro de 2020
O que são notas olfativas e como reconhecê-las

As notas olfativas são aquelas sentidas nas fragrâncias de perfumes ou óleos essenciais e são divididas conforme sua volatilidade.


Mesmo possuindo aromas únicos, dependendo do que se derivou da extração e das substâncias desse produto, ele possui uma estrutura fixa. Para se descobrir esse estrutura deve-se dividir a fragrância em 3 etapas, que significam exatamente a ordem pela qual elas se evaporam, sendo elas: notas de saída (cabeça), notas de coração (corpo) e notas de fundo (base).


Portanto, se você deseja saber mais sobre essas notas e como você pode reconhecer qual família olfativa seu produto possui, confira as informações abaixo.


- Notas de saída


Essas são as primeiras notas a se sentir, são mais voláteis e passam uma primeira impressão referente a fragrância do produto. São fugazes na pele, ou seja, duram poucos minutos e sempre possuem as mesmas características de leveza e frescor. São em maior parte cítricas e herbais, podendo possuir aromas de mandarina, laranja, limão, erva doce, menta e alecrim, entre outras.


- Notas de coração


Essas são as segundas notas a serem notadas e conferem a personalidade da fragrância do produto. Nessa segunda etapa a evaporação é mais lenta. É como se fosse o corpo da fragrância e são notadas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele ou mesmo no ar, quando aplicados a perfumes para ambientes, após alguns minutos da aplicação. Faz parte deste grupo aromas florais e frutado de frutas não cítricas, como gerânio, jasmim, rosa, pêssego, framboesa, entre outras.


- Notas de fundo


Essas são as terceiras e últimas notas a serem percebidas na fragrância. São as últimas a evaporarem e possuem fixação intensa e menos voláteis. Promovem o calor e o peso do perfume seja ele para pele ou ambiente, ou seja, sua base. São obtidas de várias fontes, entre elas madeira, especiarias, resinas e alimentos. Podendo possuir aromas derivados do pinho, cedro, noz-moscada, gengibre, café, caramelo, canela, baunilha, entre outras. Nessa etapa a fragrância varia entre adocicadas e não adocicadas.


Saiba mais algumas fragrâncias e quais são suas notas, substâncias ou derivação dos aromas:


- Fragrâncias e notas orientais: canela, cravo, baunilha, almíscar, âmbar, incenso, mirra, noz-moscada, pimenta rosa, pimenta negra, pimenta malagueta, coentro, erva-doce, anis e outras.


- Fragrâncias e notas aromáticas: sálvia, alecrim, cominho, menta, lavanda, gerânio, musgo de carvalho, gengibre, cedro, patchuli, âmbar e outras.


- Fragrâncias e notas aquáticas: melancia, pepino, chá verde, chá preto, chá branco, folha de figo, sálvia, alecrim, lírio, alga, orvalho, maresia, brisa e outras.


- Fragrâncias e notas amadeiradas: pinho, eucalipto, vetiver, cedro, sândalo, patchuli, cipreste, ébano, guiaco, musgo de carvalho, bambu e outras.


- Fragrâncias e notas cítricas: laranja, limão-taiti, limão-siciliano, lima-da-pérsia, tangerina, bergamota, grapefruit e outras.


Agora que você compreende melhor as etapas e os processos que cada nota possui, vocês saberá melhor identificar a fragrância e os aromas que possui seu produto. Com um pouco de treino e aos poucos você irá percebendo todas as notas encontradas. Além de agora entender o que significa as expressões referentes a cada etapa do aroma e de todas as família olfativas.


Aqui na Lakos você encontra diversos produtos naturais com todos os tipos de fragrâncias e notas aromáticas.


Se desejar conhecer os produtos da Lakos, navegue nesse site!