Essências Sintéticas vs Óleos Essenciais

11 de Fevereiro de 2020
Essências Sintéticas vs Óleos Essenciais

Óleos essenciais e essenciais sintéticas convivem com propósitos diferentes.


Quando falamos de perfumaria natural, onde só se usa exclusivamente componentes naturais, nos esbarramos de cara com uma primeira questão: dificilmente esse perfume pode ser transformado em uma fórmula perfeita a ser replicada e produzida em massa sem alterações, visto estar suscetível a variações da natureza, safra, temperatura e outras variáveis que alteram os componentes cada vez que são extraídos, e a simples fórmula não pode controlar essas variáveis para manter uma consistência perfeita.


Daí vem o primeiro motivo pelo qual praticamente 100% dos perfumes e aromas que você sente na sua casa de produtos industrializados, não são naturais. Estou falando de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, pasta de dente, shampoo etc.


A perfumaria é praticada há milhares de anos com componentes da natureza, porém com a demanda e a necessidade de algo mais conveniente, nos anos de 1800s cientistas começaram a separar os materiais brutos usados na perfumaria em partes e isolar seus aromas quimicamente. Em alguns anos se tornaram capazes de duplicar esses componentes químicos em laboratório e dar início aos primeiros ingredientes sintéticos na perfumaria.


Por isso que hoje, tudo que é produzido em massa e larga escala provavelmente é sintético, mesmo quando você reconhece o nome do aroma como bamboo, rosa, cedro etc. Em geral de 80 a 100% das fragrâncias de produtos com fins aromáticos são compostas por aromas sintéticos.


Isso poderia não ser um grande problema, porém a composição química de cada perfume é normalmente protegida por leis de propriedade industrial de forma que não sabemos exatamente o que contém cada fórmula e se existe algum componente que possa fazer mal à saúde. Alguns componentes sintéticos, ao acumular no corpo após longo período de uso, pode desencadear alergias e outros problemas, principalmente os que são utilizados na pele.


Outro grande motivo da demanda e utilização de componentes sintéticos é o preço. Componentes sintéticos são muito mais baratos que extrair óleos essenciais da natureza, imagine perfumar um shopping ou escritório durante 12 horas por dia somente com óleos essenciais? Seria muito caro. Óleos essenciais tem um poder clínico e biológico grande, ficar exposto a ele 12 horas por dia todos os dias também não é uma boa ideia.


Chegamos então a um impasse: por um lado, aromatizar com essências sintéticas pode causar problemas de saúde e reações alérgicas, porém com essências naturais (óleos essenciais), além de bem mais caras, também pode não fazer bem a saúde se expostas por longo período de tempo todos os dias.


Quando olhamos com calma, é fácil entender porque as essências sintéticas são ainda as mais escolhidas, principalmente para fins únicos de aromatização de ambientes. Você ainda pode aromatizar sua casa com essências sintética de qualidade e feitas por empresas como a Lakos, que se preocupam em utilizar componentes de qualidade. Usando com segurança, sem exagero, sem colocar na pele, provavelmente você não terá nenhum tipo de problema.


O terceiro e último motivo, se juntando a facilidade de produção em massa e ao preço, é a conveniência. O musk por exemplo, é um componente utilizando em milhares de perfumes é um ótimo estabilizador de aromas fazendo com que a mistura equalize de forma agradável. Originalmente o musk vem do testículo de servos (isso mesmo que você leu), porém imagine quantos servos e como seria para gerar tanto musk necessário a quase todos os perfumes que temos hoje no mundo todo, por isso, praticamente todo o musk utilizado hoje é sintético. (não se culpe se sentiu um alívio em não ter parte de testículo de servo na sua pele neste momento)


Se você deseja obter benefícios clínicos e terapêuticos com aromas, você deve usar óleos essenciais, se deseja simplesmente aromatizar, as essências são uma opção viável.


A Lakos é uma empresa que trabalha com produtos naturais a base de óleos essenciais e vegetais, mas também tem uma linha de perfumaria para ambientes com componentes sintéticos. Se você quer só perfumar sua casa, loja ou escritório e não tem problemas alérgicos, as essências de qualidade ainda são uma opção, além de mais baratas são também mais eficientes para este propósito, visto que óleos essenciais são muito voláteis e os produtos para aromatização feitos somente com eles acabam durando muito pouco.


Nós podemos ler muitas coisas na internet, mas a verdade é que nem tudo que é sintético é ruim, a Lakos pesquisa cada um de seus componentes e não usa nada que comprovadamente faça mal a saúde. Você pode usar aromatizadores com base sintética provenientes de boas empresas sem medo de fazer mal a saúde apenas utilizando conforme a orientação.

Se desejar conhecer os produtos da Lakos, navegue nesse site!