Como os perfumes para ambientes são feitos

30 de Dezembro de 2019
Como os perfumes para ambientes são feitos

Conhecemos hoje cerca de 300 a 400 óleos essenciais, que são substâncias aromáticas extraídas das plantas. Desde 1800 a humanidade começou a separar componentes aromáticos desses óleos e replicá-los de forma sintética em laboratório. A tecnologia e as técnicas de perfumaria avançaram muito, e hoje podemos criar em laboratório aromas que não podem ser extraídos da natureza. Mesmo plantas que não produzem óleos essenciais, tem seus aromas replicados em laboratório. Podemos criar aromas quase que sem limite.


Os perfumistas hoje tem milhares de essências a sua disposição para criar combinações infinitas de aromas e tentar conquistar o olfato das pessoas, a limitação da produção natural de aromas não existe há muito tempo na perfumaria.


Um empresa especializada em criação de aromas pode ter mais de 100 mil aromas catalogados baseado em suas experiências ao longo dos anos, e isso representa uma parcela pequena das possibilidades.


Os perfumistas precisam combinar aromas a fim de chegar aonde imaginam, é como pintar um quadro ou fazer um música, você precisa misturar as cores ou as notas de forma que criem uma harmonia e funcionem bem em conjunto. Dizem que um bom perfume é aquele que você não consegue identificar seus componentes, de forma que se cria algo totalmente original a partir de aromas conhecidos.


Um bom perfume, seja para pele ou para ambiente, precisa ter notas de topo, de meio e de fundo, precisa harmonizar as notas e seus componentes de forma que eles sejam evaporados na velocidade e forma desejada, considerando-se as pequenas alterações no aroma durante o tempo de uso do perfume e sua durabilidade.


Depois de criar uma música, ou seja, o aroma desejado, esse deve se transformar em um produto, que pode ser uma colônia, um perfume, um spray de ambiente, entre outros. Cada um deles terá a concentração de perfume, álcool, água ou outros componentes para o que se deseja. A fórmula final do perfume pode suavizar o aroma, aumentar a durabilidade, aumentar o alcance ou mesmo adicionar outras propriedades.


A perfumaria é uma arte fascinante e precisa de muito estudo, conhecimento e dedicação para se dominar. Um perfume de ambiente ou de pele, pode ter de 40 a mais de 100 componentes misturados para se chegar a um determinado aroma.


Se desejar conhecer os produtos da Lakos, navegue nesse site!