Como criar memórias olfativas para sua família

03 de Dezembro de 2019
Como criar memórias olfativas para sua família

O olfato é o sentido com maior capacidade de guardar memórias de longo prazo. Sabendo disso, podemos nos utilizar dessa características para estimular a criação de memórias em nossa família. 


Essas memórias não ficam lá simplesmente como uma lembrança de um cheiro, ela fica associada a emoções ou sentimentos que acompanham o momento em que o aroma foi percebido, de forma que ao sentir aquele aroma no futuro, essas lembranças e momentos vão ser acessados e sentidos novamente, de forma inconsciente.


Tudo isso acontece de forma biológica, nossas memórias de longo prazo são guardadas no nosso cérebro (hipotálamo) e facilmente acessadas através de estímulos que certos aromas provocam na nossa cavidade nasal (epitélio). 


Estimular a criação de memórias boas através dos aromas nos fortalece, guardando por longos períodos sentimentos bons que podem ser acessados a qualquer momento. 


Ter mais memórias boas nos torna pessoas melhores, com mais bom humor, mais tranquilidade, mais paciência para enfrentar dos desafios e tristezas que são partes inevitáveis do processo de viver.


Para estimular essas memórias, e fazer esse investimento no seu bem-estar com retornos a curto, médio e longo prazo, separamos algumas ideias e sugestões para sua família.


1) Aromatize sua casa. 


Um jeito fácil de criar uma identidade. Da mesmo forma que alguns aromas te lembram sua avó, sua tia, a casa de alguém, você também vai criar uma identidade para sua casa. 


Seus filhos, amigos e familiares irão lembrar de você e dos momentos que viveram juntos quando sentirem um aroma parecido.


2) Passeio na natureza.


Parques arborizados e pequenas florestas tem aromas característicos, diferentes do que sentimos no cotidiano. Situações em família nesses locais com certa frequência, criarão com certeza uma lembrança muito poderosa. 


Seus filhos e familiares vão lembrar desses momentos por muitos anos e não terão ideia o quanto o aroma ajuda na fixação dessa memória.


3) Utilize produtos aromáticos


 Use produtos aromáticos nas roupas de cama, toalhas e até nos armários. São aromas que sentimos todos os dias e certamente fixarão na memória associados ao ambiente familiar.


 Da mesma forma que você pode lembrar do perfume que sua mãe usava, a sua família lembrará de você também.


4) Pratique aromaterapia. 


A aromaterapia é uma ciência complementar a medicina tradicional que através de óleos essenciais aromáticos ajuda a nos dar bem-estar com tratamentos clínicos e emocionais, cientificamente comprovados. 


A adoção da aromaterapia na nossa vida além dos benefícios que a própria prática já proporciona, estimula a memória de nossa família com os aromas mais utilizados.


5) Escolha aromas marcantes 


Escolha aromas marcantes e diferentes para sua identidade, quanto menos comum for o aroma, mais fácil será para associar aquele cheiro a uma situação específica na nossa memória. 


6) Passeie com a sua família


Pelo mesmo motivo do item 2, faça passeios em locais que normalmente tem aromas característicos, como praias e museus por exemplo, principalmente com as crianças que estão em formação de carácter, personalidade e criando memórias de uma fase muito importante da vida.


Lembre-se que isso é ciência e vai funcionar queira você ou não. 


Da mesma forma que as memórias boas são salvas em nosso cérebro, as ruins também são, ou seja, se você tiver um ambiente familiar conturbado, ou fizer passeios nos parques onde a família briga mais do que se diverte, esses sentimentos ruins também serão guardados e associados ao aroma, dando o efeito inverso do que procuramos.


Valorizar seus momentos em família, criar valores para seus filhos, estimular momentos alegres é o que importa mais do que tudo. Os aromas serão um ajudante para que esses momentos que gostaríamos que nunca acabasse, não acabe ao menos em nossa mente.


Se desejar conhecer os produtos da Lakos, navegue nesse site!